quinta-feira, 23 de julho de 2009

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lei de Nacionalização - Governo Getúlio Vargas

O trabalho apresentado pelos alunos das 8ªs. séries, enfocou vários assuntos relacionados ao tema de estudo: Vila Germer e sua História; entre eles a Lei de Nacionalização implantada no governo de Getúlio Vargas: (www.revistacontemporaneos.com.br)
"Logo após uma imigração em massa, (movimento de nacionalização do Brasil - Sec. XX) de diversos países, principalmente europeus, o Brasil passou a implantar um ideal nacional e impedir que as colônias se estabelecessem com modelo de vida social e cultural trazidos de suas nações".
Conforme entrevistas realizadas com antigos moradores do Bairro Vila Germer, eles tiveram inclusive que nacionalizar seus nomes, então: August = Augusto; Herman = Germano; Richard = Ricardo; etc. Esse fato foi muito marcante, pois ainda guardam em suas memórias e em seus próprios nomes.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

sexta-feira, 17 de julho de 2009

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Hoje, dia 26/06/09 estamos nos preparando para apresentar trabalhos. Que trabalhos?Bem, cada aluno já tem uma função específica: muitos pesquisam, outros são editores e outros, como nós, somos blogueiras.São vários temas, sendo que esta apresentação não serve pra dar término e sim para analisar o que está pronto para poder organizar e planejar as próximas ações.Esperamos que as apresentações sejam bem-sucedidas e então, boa sorte para todos!

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Organizar o espaço geográfico da Vila Germer com o objetivo identificar a ruas existentes;
  • Confeccionar tabelas com os nomes das ruas que compõe a Vila Germer;
  • Descobrir através de conversas informais pessoas e fatos relevantes da história da Vila Germer (entrevistas);
  • Realizar pesquisas bibliográficas e no ambiente Web, relacionando com dados relatados na entrevista;
  • Produzir um documentário contando a história da Vila Germer, a ser socializado no ambiente escolar;
  • Criar um blog com as informações adqueridas durante a pesquisa.




Metodologia

A ideia do projeto surgiu no final de 2008, pelo Artista Suetônio Medeiros que propôs a realização de uma escultura em homenagem ao fundador da escola, Maurício Germer, entretanto, chegou-se a conclusão que a história da construção da Vila, deveria ser resgatada e sistematizada, antes da confecção da escultura.
Resolveu-se, então, pesquisar a chegada dos primeiros moradores no local, para, posteriormente, levantar as questões referentes ao surgimento da Indústria Germer, (por volta de 1975) e, sua importância para o desenvolvido do bairro (inclusive a fundação da escola).
O primeiro momento, se deu a partir de entrevistas realizadas com os moradores mais antigos, pois não há material escrito sobre o assunto.
O projeto contou com a participação de alunos e professores da Escola Maurício Germer, cujo objetivo era construir uma linha do tempo, resgatando a identidade cultural dessa comunidade.
O trabalho iniciou em 2009, com os alunos das 8ª séries. Divididos em grupos, foram encarregados de realizar várias funções, criação de blog, saída a campo, transcrições das entrevistas, tabelas e gráficos das ruas do bairro. Fizeram, também, pesquisas paralelas sobre a fotografia e seu valor histórico, os efeitos da Segunda Guerra Mundial, aos imigrantes alemães que já viviam na Vila, neste período, dentre outros.
Por falta de informações, o projeto ainda não foi finalizado, contudo será retomado em 2010, para que seja transformado em um rico material de pesquisa. (livro)

OBJETIVO GERAL

Realizar o resgate da história da construção do bairro Vila Germer em Timbó, com a finalidade de obter-se registros a serem divulgados através de diferenciados meios de comunicação.

JUSTIFICATIVA

O resgate da memória de um povo é muito importante, trata-se de um detalhe relevante para a compreensão da organização da sociedade, ou seja, é a partir da própria história que o indivíduo torna-se capaz de reenscrevê-la, ressignificando o passado e tornando possíveis novos futuros.Com a finalidade de realizar o resgate da construção da Vila Germer, um dos bairros do município de Timbó, realizar-se-á , uma pesquisa de campo com moradores antigos do local, visando a coleta de material para a realização de um livro, o qual, abordará tanto informações pretéritas quanto atuais, além desse instrumento serão referenciados materiais do Arquivo Histórico da cidade, livros sobre imigração e registros fotográficos fornecidos pela comunidade e os registros feito pelos alunos durante pesquisa de campo.Em um momento anterior, já havia sido feito um trabalho de resgate histórico do bairro, infelizmente, pouco foi registrado sobre as fases de desenvolvimento e o resultado obtido ao final do projeto, algumas fotos e produção oral de alguns professores que participaram.Serão retomados, portanto, por meio de entrevistas alguns fatos que ocorreram durante a execução do projeto anterior, com a intenção de ampliar o leque de informações da produção a ser executada. O projeto contará com a participação de professores de várias áreas do conhecimento, por conseguinte, a experimentação de práticas que venham promover a articulação dos saberes e contribuir para reestruturação dos valores socioculturais. Por isso, será de grande importância a sistematização do material adquirido, uma vez que se tratará de um referencial para a comunidade do bairro e da cidade de Timbó.