terça-feira, 20 de abril de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

Idas e Vindas

O projeto Vila Germer abrangeu uma série de assuntos. Tentamos durante a execução deste, enfocar momentos políticos, econômicos, sociais e culturais que ocorreram em todo mundo desde a chegada do primeiro morador na vila, no ano de 1860, aproximadamente.
Um trabalho bem interessante foi sobre os governos, com ênfase ao de Getúlio, por causa da nacionalização. Outros assuntos abordados se destinaram ao estudo da 1 e 2 Guerras Mundiais e sua repercussão mundial, no Brasil e na "Vila Germer". Os alunos entrevistaram familiares e perguntaram a eles, principalmente sobre os efeitos da 2 grande Guerra, uma vez que os fatos relativos a ela, estavam mais latentes. Muitos deram seus depoimentos e essa fase culminou com uma apresentação das pesquisas realizadas.
Todo o trabalho realizado entre as professoras de Artes, Informática e educandos tinha (e tem) um efeito de teia cósmica, pois, um assunto dependia do outro e as idas e vindas foram o ponto primordial para o desenvolvimento da pesquisa, que certamente, ainda está em andamento (2010).
Os alunos das 8 séries (do ano de 2009), estão cursando o Ensino Médio em outra escola, entretanto, outros estão engajados nos trabalhos de pesquisa. Isso é muito gratificante!!!

Identidade visual

O aluno Ariel Tancon criou a Identidade Visual, referente ao projeto Vila Germer. Ficou muito interessante o design, porque ele utilizou as cores da escola,azul e amarelo, alem disso, Ariel conseguiu encontrar uma imagem que tivesse "a cara do projeto". Pessoas unidas em prol de um mesmo interesse, o resgate da memória dessa "gente". Vale a pena salientar também que, no plano de fundo da "Identidade Visual", ele colocou um mapa das ruas da região, com o intutito de demonstrar a amplitude do trabalho, já que, a maioria das ruas do bairro levam o nome de alguns moradores importantes, como do senhor Augusto Maas, o primeiro a chegar à vila.