terça-feira, 13 de julho de 2010

Espaço/Tempo - Mistérios

Uma pesquisa bibliográfica mais intensa, referente ao início da construção da Vila Germer, não existe, por isso, grande parte da história do surgimento do bairro, que, está sendo postado neste blog foi obtido por meio de entrevistas realizadas com os moradores mais antigos, ainda vivos, do bairro.
A repetição do mesmo fato, realizado por pessoas distintas, residentes no local, está sendo usada para validar a história do surgimento da Vila. É um trabalho dificílimo, construído com muita dificuldade, porque muitas lembranças se perderam no espaço-tempo.
Os depoimentos sobre a chegada do Sr. August Maas na região foram unânimes, ou seja, ele veio da Alemanha a procura de uma vida melhor.
No livro do Sr. Nelso Weingärtner, (p. 30, 2008) está escrito que em 14 de janeiro de 1870, Dr. Blumenau assinou um levantamento estatístico da imigração do Vale do Itajaí. Nesse documento há o registro de Augusto Maas, que na época, pertencia à região denominada, XXI Distrito do Rio Benedito, margem esquerda em Timbó.
A chegada do Sr. Maas ao Brasil é um pouco obscura, sabe-se que em 1870, ele encontrava-se em Timbó. Uma pesquisa realizada na Internet, apoiada em registros relaizados no endereço eletrônico http://astrideboehs.blogspot.com, (fonte não muito segura, por isso em aberto) diz que o Sr. Augusto deve ter chegado ao Brasil em torno de 1860. Além disso, faz referência ao ano do nascimento dele, que data de aproximadamente l840, na Alemanha. Conforme documento consultado, a esposa dele se chamava Henrite Klön.

Abaixo segue trecho da entrevista realizada com a Sra. Edi Maas (moradora no bairro desde 1970), casada com um neto (Hans) do Sr. Augusto Maas:

Prof. Suzete (entrevistadora)
D. Edi (entrevistada)

Suzete: Então o velhinho veio da Alemanha?
Edi: O bem velhinho, sim, veio da Alemanha.
Suzete: Isso deve ser...
Edi: Ô!
Suzete: Ele veio da Alemanha, deve ser decerto, aquele das pesquisas, que, veio em 1870...
Edi: Esse é o velhinho que veio da Alemanha.
Suzete: Então esse deve ser aquele que o pastor Nelso, escreveu...
(...)
Suzete: Deve ser esse. Aquele de 1863, deve ser o filho dele, aquele que construiu a casa, na qual vive ainda o seu Bertoldo Maas.

Segundo pesquisas, o seu Augusto Maas tinha também, um filho com o mesmo nome, trata-se do homem que construiu uma das casas mais antigas, senão a mais antiga, ainda existente na Vila Germer, local onde ainda reside um dos netos do Sr. Maas, o Sr. Bertoldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário